Grafoscopia

Ciência que é parte da Documentoscopia, a Grafoscopia trata do estudo dos lançamentos caligráficos com a finalidade de se determinar uma falsificação ou autoria gráfica.

Para atingir seus objetivos a Grafoscopia estuda as características que individualizam o lançamento caligráfico, dentre elas a pressão e evolução, a inclinaxão axial, os ataques e remates, etc.

grafoscopia

O ato de analisar uma grafia aplicando a grafoscopia intitula-se de perícia grafotécnica, que deve ser feita por profissional capacitado na matéria, que é o perito grafotécnico.

Para realizar a perícia, o perito precisa de, no mínimo, uma peça questionada e um padrão de confronto. A peça quesionada nada mais é do que o documento com o texto ou assinatura de que se tem dúvida quanto a sua autoria. Já o padrão de confronto é um documento com o texto ou assinatura autêntica que servirá de cotejo para a perícia.

A análise do perito deve sempre iniciar com a descrição da peça exame, haja vista a necessidade de dispensar todos os cuidados para o exame do documento questionado. Para isso deve o profissional utilizar todos os recursos disponíveis para análise do documento.

Contrate uma Perícia Grafotécnica


Se você precisa peiciar algum lançamento caligráfico contrate hoje mesmo um Perito Grafotécnico.

Nossos peritos fazem exame grafotécnico em todo o Brasil, inclusive atuando como assistente técnico em processos judiciais, com emissão de laudo pericial e formulação de quesitos.

Ligue (17) 3033-4422 ou envie uma mensagem para fazer um orçamento sem compromisso.