Assinatura falsa e exame grafotécnico

Data: 18/04/2018 | Fonte: Perícia Grafotécnica SP

É mais comum do que se imagina encontrar uma Assinatura falsa. As pessoas fazem isso com frequência para ganhar vantagem em algo. A maneira de descobrir se uma assinatura foi falsificada ou não é através de um exame grafotécnico.

Esse processo é feito por um perito em assinatura capacitado e demanda muito conhecimento técnico, profissionalismo, integridade, imparcialidade e seriedade. A perícia grafotécnica é muito difícil de ser realizada, pois o erro pode estar nos detalhes.

No exame grafotécnico consegue avaliar se a assinatura foi realmente feita pela pessoa por meio de outros documentos já escritos por ela e autenticados como verdadeiro.

Ele será capaz de identificar qualquer tipo de fraude em documentos manuscritos. É muito utilizado em causas judiciais, onde há casos de assinatura falsa.

Qual é o papel do perito na realização do exame grafotécnico para descobrir assinatura falsa

Este profissional é responsável pela obtenção dos dados importantes, que serão decisivos para solucionar a questão. É importante que ele tenha conhecimento em documentoscopia, além da especialização necessária.

Assinatura falsa e exame grafotécnico

Todo e qualquer detalhe pode ser muito significativo para identificar uma assinatura falsa. Por isso, é necessário ter muita atenção para que nada passe despercebido.

Os critérios do perito devem ser baseados em uma analise justa e imparcial e que deve ser feita com muita atenção e responsabilidade.

Para ajudar na identificação o profissional pode contar com instrumentos específicos que ajudam a dar mais clareza, como por exemplo, lupas de aumento, microscópio, luz ultravioleta, equipamentos de ampliação e outras tecnologias relacionadas.

Uma boa avaliação e a utilização de instrumentos adequados são a chave para se ter laudos completos e bem elaborados. O laudo deve ser feito para que as pessoas que o contrataram (que normalmente são leigas) consigam entender o seu parecer.

O mais importante é que o perito tenha certeza de suas conclusões. Se ele estiver em dúvida, uma conclusão não poderá ser dada, pois acabará prejudicando uma das partes, uma vez que eles influenciam a decisão de um juiz.

O exame grafotécnico deve ser claro e bem preciso e para isso, o profissional deve saber o peso da sua profissão e prezar por justiça.

Há alguma possibilidade do exame grafotécnico estar incorreto?

Se houver fraude ela sempre será identificada. Isso porque cada pessoa tem sua forma de escrita, que é feita por meio dos movimentos dados pelos impulsos cerebrais.

Ou seja, o cérebro envia a orem para a sua mão, conduzindo o traço. Por mais que alguém tente copiar, o cérebro dele nunca enviará a mesma ordem.

O exame grafotécnico vai agir a partir de fatores como a idade da pessoa que está escrevendo, a velocidade da escrita, a pressão no papel, o tipo de tinta usada e as condições psicológicas na hora da grafia.

Então, se uma pessoa afirmar que aquela assinatura não foi escrita por ela e na verdade foi, o perito conseguirá determinar a sua autenticidade.

O modo como as pessoas escrevem podem ser comparado a uma impressão digital, ou seja, é única e pode ser capaz de identificar uma pessoa ao se comparar com um outro documento já autenticado.

Onde encontrar uma Perícia Grafotécnica

Se você está com problemas em relação a uma assinatura falsa, você deve ligar para (17) 3033-4422 ou enviar uma mensagem para fazer um orçamento sem compromisso.

Então não perca tempo e entre em contato agora mesmo. Realize o exame grafotécnico com quem entende do assunto.

Realizamos perícia de assintura em todo o país.


Mais notícias...