O que é a perícia grafotécnica

Data: 02/04/2018 | Fonte: Perícia Grafotécnica SP

Saiba como a perícia grafotécnica pode oferecer mais segurança em transações imobiliárias.

O que é a perícia grafotécnica?

A perícia grafotécnica é um procedimento realizado antes da assinatura de contratos. Ela tem como objetivo, dar mais segurança para todas as partes envolvidas, bem como identificar possíveis fraudes. Ela é usada constantemente no setor imobiliário, mas também em outras áreas.

A letra de uma pessoa tem características que a tornam única. Assim como as impressões digitais, elas são uma peculiaridade de cada indivíduo. Mesmo que alguém tente copiar a caligrafia, apenas o autor original terá os detalhes que a tornam única, impedindo réplicas.

Contudo, esse tipo de processo vai muito mais além do que simplesmente identificar o autor de uma assinatura. Com o exame grafotécnico, é possível avaliar, por exemplo, se a letra sofreu alterações, ou, se o indivíduo foi coagido a assinar o documento.

Quem realiza a perícia grafotécnica?

Esse tipo de procedimento só pode ser realizado pelo perito grafotécnico. Isso porque, apenas ele terá o conhecimento necessário para identificar modificações, alterações e detalhes da letra.

Para atuar, o profissional precisa se formar no curso superior de Perícia Grafoscópica, que deve ter reconhecimento Ministério da Educação (MEC). Geralmente, ele é feito como uma especialização para pessoas que já atuam em áreas relacionadas a Justiça e imóveis.

Como o exame grafotécnico pode ser útil na hora de comprar ou vender um imóvel?

A perícia grafotécnica é muito utilizada dentro do setor imobiliário. Isso porque, ela dá uma série de garantias tanto para o corretor de imóveis, como, também, para o dono e o comprador. Entre elas podemos citar:

  • Verificação de autenticidade da assinatura do comprador/dono do imóvel;

  • Alterações na assinatura presente no contrato, tais como raspagens e emendas;

  • Se o indivíduo que assinou o acordo fez isso sob coação, ou seja, teve sua mão guiada por outra pessoa;

  • Recuperar textos que se apagaram com o tempo, ou, que foram corrompidos;

  • Verificação de autenticidade de testamentos e etc.

A perícia grafotécnica é uma medida de segurança cada vez mais utilizada dentro do setor imobiliário. Isso porque, ela é a garantia que o contrato tenha validade, e que as assinaturas são autenticas.

O que é a perícia grafotécnica?

Por que contatar um perito grafotécnico?

O perito em assinatura é um profissional de extrema importância. Não é à toa que cada vez mais imobiliárias e corretores de imóveis tem procurado esse indivíduo para garantir a segurança do seu negócio. Mas afinal, por que contratar os serviços desse profissional?

1. Segurança

O perito grafotécnico irá ajudar a assegurar que o contrato de compra, venda ou locação tenha validade, uma vez que ele fará a verificação de assinatura e atestará a autenticidade delas.

2. Aporte jurídico

O profissional também poderá dar aporte jurídico para casos em que o documento do imóvel está sob investigação, ou, impedido. Por exemplo, é com a perícia grafotécnica que você poderá atestar a veracidade de um testamento ou inventário, mesmo que ele tenha sido feito há anos atrás.

3. Invalidação de documentos

O especialista também pode ajudar a invalidar documentos, acordos e contratos que tenham sido assinados sem o consentimento do titular. Isso porque, ele poderá avaliar se a assinatura foi forjada, rasurada, ou, até mesmo, se a pessoa que assinou foi forçada a realizar o ato.

Por conta de todos esses motivos, o exame grafotécnico tem se tornado uma medida cada vez mais comum dentro do setor imobiliário. Não se trata apenas de verificar uma assinatura, mas, de dar total aporte judicial ao documento.

Onde contratar um Perito Grafotécnico ?

Se você precisa fazer perícia grafotécnica entre em contato com nosso escritório.

Realizamos perícia de assintura em todo o país.

Ligue (17) 3033-4422 ou envie uma mensagem para fazer um orçamento sem compromisso.


Mais notícias...