Perícia de Assinatura

Perícia é a diligência realizada ou executada por peritos, a fim de que se esclareçam ou se evidenciem certos fatos. Em especial, a perícia de assinatura é aquele cujo objetivo é o de identificar o autor de uma assinatura lançada em um documento.

A perícia de assinatura utiliza as técnicas da Grafoscopia para identificar o autor do lançamento caligráfico.

Perícia de Assinatura

Esta, em especial, é regida por 4 (quatro) leis fundamentais, elaboradas por Solange Pelat e que são:

Primeira Lei da Grafoscopia - o gesto caligráfico está soba influência do cérebro. Sua forma não é modificada pelo órgão escritor, caso este funcione normalmente e se encontre suficientemente adaptado a sua função.

Segunda Leia da Grafoscopia - Quando alguém escreve, o Eu está em ação, mas o sentimento quase inconsciente de que o Eu age passa por alternativas de intensidade e de enfraquecimento. Ele está em seu máximo de intensidade onde existe um esforço a fazer, isto é, nos inícios; e no mínimo, onde o movimento escritural é secundado pelo impulso adquirido, isto é, nas extremidades.

Terceira Lei da Grafoscopia - O grafismo natural não pode ser modificado voluntariamente, senão pela introdução no traçado de características do esforço despendido.

Quarta Lei da Grafoscopia - O escritor que age em circunstancia em que o ato de escrever é particularmente difícil, traça instintivamente as formas de letras que lhe são mais costumeiras, ou as mais simples, de esquema fácil de ser construído.

Como pode ser observado nas 4 leis acima, a escrita de uma pessoal, assim como sua digital, é única e qualquer tentativa de modificação, seja pelo autor ou por um falsário, é possível de ser detectada em um exame grafotécnico.

Como fazer Perícia Grafotécnica ?


O perito grafotécnico é o profissional apto a realizar a perícia grafotécnica, seja em instância extra-judicial como judicial.

Se você desconfia que um texto ou assinatura possa ter sido falsificado, contrate agora mesmo um perito grafotécnico!

Basta ligar para (17) 3033-4422 ou clicar aqui e enviar uma mensagem.

Nossos peritos são credenciados junto ao CONPEJ (Conselho Nacional de Peritos Judiciais) e estão aptos a realizar perícia grafotécnica e atuar como assistentes técnicos, com formulação de quesitos em ações judiciais em todo o Brasil.