Perito em assinatura

Data: 5/03/2018 | Fonte: Perícia Grafotécnica SP

A escrita vem diretamente do cérebro, por isso, por mais que alguém queira fraudar uma assinatura, existem técnicas de perícia grafotécnica que irão comprovar a fraude.

Às vezes, uma analise feita por pessoas comuns não são capazes de detectar uma fraude, pois eles analisam o visual e é isso que é prioridade para aqueles que irão falsificar.

O perito em assinatura consegue ver além do visual, usando técnicas minuciosas de acordo com a característica de cada pessoa e usando uma assinatura autentica e verdadeira chamada padrão de conforto.

Perito em assinatura

Como a perícia grafotécnica funciona?

A escrita é feita a partir de movimentos que os impulsos cerebrais dão, conduzindo o traço de uma maneira única, que só você fará igual. Por mais que a pessoa faça o mesmo gesto, o cérebro não irá enviar a mesma ordem.

A perícia grafotécnica age a partir de fatores como a velocidade da escrita, a pressão no papel, idade da pessoa que está escrevendo, o tipo de tinta usada e as condições psicológicas na hora da grafia.

Para descobrir, o perito em assinatura utiliza vários instrumentos específicos que ajudam a dar mais clareza, como por exemplo, lupas de aumento, microscópio, luz ultravioleta, equipamentos de ampliação e outras tecnologias relacionadas.

São analisados na assinatura três conjunto de evidencias: as características genéticas, as características genéricas e os elementos de grafia. Além disso, alguns detalhes como marcas, manchas e borrões no documento podem ser pistas.

Características genéticas

Na perícia grafotécnica, essas são as características típicas de cada um. A força com que a pessoa escreve pode ser dividida em duas categorias, vertical e horizontal.

A vertical é a pressão que a caneta faz contra o papel. Já a horizontal é a progressão criada pelo movimento lateral da caneta sobre o papel. É a trajetória do punho que transforma os traços.

O ataque e o remate são pontos que ajudam na identificação da escrita. Eles determinam onde o escritor começa e termina a escrita, colocando e tirando a caneta do papel.

É possível fazer analise onde há maior concentração de tinta, uniformidade e aumento de pressão.

Características genéricas

As características genéricas são a forma com que a pessoa escreve. O comportamento gráfico é a distancia e a direção da escrita em relação da base de apoio e pode ser alinhado, arqueado, ascendente, descendente e sinuoso.

A proporcionalidade com que as letras são escritas também ajuda a saber se determinada assinatura é verdadeira. Por exemplo, a letra "P" a dimensão de uma haste em relação ao tamanho da bolinha.

Outra característica é o espaçamento gráfico determinado pela distancia entre as letras, traços e palavras. As curvas e ângulos também influenciam. Tem gente que escreve com inclinação, que pode tender para direita ou esquerda.

Por último, o tamanho da letra, que pode ser dividido em pequeno, médio e grande, de acordo com quantos milímetros tem a letra.

Elementos de grafia

Esses são os pequenos detalhes de cada letra, como o pingo do "i", o traço da letra "T", a cedilha "ç". São apenas alguns indícios que podem determinar se a assinatura é falsa ou não.

Como é o trabalho da perícia grafotécnica?

Os peritos em assinaturas são contratados para assegurar que a justiça seja feita e para sanar todas as dúvidas. Eles atuam sempre com imparcialidade e devem ser formados e capacitados para isso.

A Perícia Grafotécnica é como uma ciência, que obtém resultados conclusivos para identificar uma possível fraude utilizando técnicas como aquelas descritas acima.

Porém, para que tenha um resultado correto é preciso que o perito siga corretamente a analise, respeitando alguns critérios como autenticidade, contemporaneidade, adequabilidade, de maneira imparcial e transparente.

É claro que não é uma tarefa fácil identificar a falsificação. Por isso, os peritos em assinaturas devem concluir o laudo apenas quando tiverem certeza absoluta dos resultados, para não causar nenhuma injustiça.

Por mais que o fraudador tente mascarar algumas características para uma analise rápida e genérica, pode passar despercebido no primeiro momento, mas depois é possível detectar as características.

Geralmente perito em assinaturas usa escritas já autenticadas como verdadeira antes da escrita questionada ter sido feita.

Regra básica da perícia grafotécnica

Uma pessoa pode assinar centenas de vezes, nunca serão 100% igual, sempre haverá uma diferença que pode ser identificada. Por isso, quando um perito detecta duas assinaturas idênticas, pode ter certeza que uma foi adulterada.

Ou seja, da mesma maneira que diferenças entre assinaturas pode ser um parâmetro para sugerir a falsificação, assinaturas iguais podem significar adulteração.

Por isso, se você é advogado, tem uma empresa ou precisa de algum serviço relacionado a verificar a autenticidade de uma assinatura, contrate um perito especializado nisso.

Ele usará todas as suas técnicas e conhecimentos para realizar a perícia grafotécnica de forma eficiente e com qualidade. Assim, você conseguirá solucionar o seu problema.

Como contratar um Perito em assinatura ?

A Perícia Grafotécnica SP possui peritos altamente capacitados para fazer exame grafotécnico em toda a região de São José do Rio Preto e demais municípios do estado de São Paulo.

Para contratar, ligue (17) 3033-4422 ou clicar aqui e enviar uma mensagem.


Mais notícias...