Como um especialista identifica uma assinatura falsa

Data: 26/02/2018 | Fonte: Perícia Grafotécnica SP

De traços complementares até o ritmo de escrita. Descubra todos os elementos que são levados em conta para determinar uma assinatura falsa.

Como um especialista identifica uma assinatura falsa?

Identificar uma assinatura falsa é um trabalho que exige foco nos mínimos detalhes. O perito grafotécnico usa uma série de métodos científicos para avaliar se a escrita é autentica ou não. O trabalho é extremamente minucioso, e exige um amplo conhecimento na arte grafoscopia.

Para conseguir fazer o exame grafotécnico, o profissional precisa ter alguns documentos comprovadamente autênticos para comparação. É com base neles que ele irá analisar vários fatores de identificação que irão ajudar a determinar a veracidade do manuscrito.

A identidade gráfica é como nossa impressão digital. Ela é única. Por mais que nós sejamos ensinados a padronizar nossa escrita, nós desenvolvemos traços diferentes de todos. Mesmo que você tente mudar o estilo da sua letra, as características que te identificam ainda estarão lá.

Isso acontece por que o nosso cérebro grava essas peculiaridades e as reproduzem de forma involuntária. Por conta disso, se algum indivíduo tentar copiar a escrita de outro, ele acaba deixando traços de sua própria letra, permitindo que um perito grafotécnico consiga identificar a discrepância.

Como funciona o procedimento para comprovar uma assinatura falsa?

O procedimento recebe o nome de exame grafotécnico e é conhecido por perícia de assinatura. Ele é realizado pelo perito grafotécnico, que deve ter especialização nessa área. Ele pode usar diferentes técnicas dependendo do tipo de documento a ser analisado. De modo geral, ele analisa os seguintes fatores.

Como um especialista identifica uma assinatura falsa

1. Características genéricas

São todos os elementos típicos da escrita, ou seja, que todas as pessoas possuem. Eles se diferenciam de um indivíduo para o outro, e é justamente isso que o perito em assinatura avalia. Entre os itens analisados estão:

  • Comportamento gráfico

  • Espaçamento

  • Valores angulares e curvilíneos

  • Inclinação axial

  • Calibre

2. Características genéticas

Esses são os detalhes únicos e típicos de cada pessoa. Eles são memorizados pelo cérebro, e, por isso, não podem ser replicados por outros indivíduos. Entre essas características, o especialista analisa.

  • Pressão e progressão

  • Momento gráfico

  • Ataque e remate

3. Elementos da grafia

Essas sãos as características de cada letra distinta. Assim como as impressões digitais, dada pessoa desenha as letras do alfabeto de maneira diferente. Nesse caso, o profissional analisa os chamados traços complementares.

O pontinho do i, o corte do t, o ~ em palavras. Todos esses pequenos detalhes podem ajudar a identificar uma assinatura falsa, se observados e comparados de maneira correta.

Tipos de falsificação mais comuns

Existem várias maneiras de se falsificar uma assinatura, e cabe a perícia grafotécnica desvendar a falsificação. Algumas são mais fáceis de serem apontadas, outras, no entanto, precisam de uma análise mais detalhada. Podem dividir os métodos de falsificação em:

  • Falsificação Sem Imitação: É extremamente comum em cheques e boletins. Nele, a pessoa que está falsificando o documento realizada o traçado na hora, sem qualquer material de base para tentar copiar a letra do titular original.

  • Falsificação De Memória: Nesse caso, o falsificador tenta reproduzir a assinatura de memória. Geralmente, ele foca mais na escrita das letras maiúsculas. Isso porque, são elas que chamam mais a atenção na hora da leitura. No entanto, assim como no método anterior, não há materiais de base para o farsante.

  • Falsificação por Imitação Servil: Nesse caso, o falsificador possui a assinatura original para tentar copiar. No entanto, por conta da diferença de escrita, bem como a inexperiência, acaba replicando-a ser firmeza. É comum, por exemplo, encontrar emendas e rasuras em escritas do gênero.

  • Decalque: Aqui, o indivíduo, além de ter uma assinatura original, também utiliza materiais como carbono para tentar replicar a escrita. Assim como técnica anterior, é comum encontrar diferenças de ritmo, emendas e rasuras.

  • Exercitada: Nesse caso, somente peritos experientes conseguem identificar a assinatura falsa. Isso porque, ela é feita por um falsificador profissional, que consegue replicar até os mínimos detalhes da escrita do titular original.

Por conta da complexidade de se identificar uma assinatura falsa, apenas o perito grafotécnico deve realizar o exame grafotécnico. Apenas o especialista terá os conhecimentos e capacitação necessários para conseguir analisar todos os detalhes da escrita, e, assim, comprovar a sua falsidade.


Mais notícias...